Vai mais uma ajudinha aí?

Fim do teceiro ano! Finalmente férias e mais tempo para o blog. Antes mesmo do final das aulas eu já vinha planejando esse post e tratei de providenciar o material, ou melhor, pedir para a schmartboard "providenciar". É isso mesmo, mais um post tratando sobre produtos deles. Acredito que esses produtos serão tão úteis quanto os anteriores.


Regulador de tensão

Achar reguladores práticos ou montar o seu próprio pode ser meio complicado as vezes, ainda mais no Brasil onde conseguir componentes eletrônicos não é uma tarefa tão fácil assim. Vendo essa necessidade, resolvi pedir e testar o regulador oferecido pela empresa. Veja ele:

A placa não é muito grande e possui trilhas bem largas, para que não haja problemas com corrente. Mas é aqui que mora o ponto fraco desse regulador: a corrente. Mesmo feito para lidar com correntes máximas de até um ampère, o 78xx desta placa não consegue chegar a 250mA sem se esquentar. Segundo recomendação da SchmartBoard, o correto seria usar de 500 a 600mA, porém com 500mA ele ficou bem quente (e me parecia quente mais do que deveria). Portanto essa placa não deve ser usada para alimentar circuitos de potência, mas é um excelente regulador para a parte lógica dos circuitos, pois a saída ficou bem estável. As fotos mostram a entrada ("12V") e a saída regulada em 4,91V, bem próximo de 5V (lembrando que este CI tem uma precisão de 10%, ou seja, pode variar de 4,5V a 5,5V).


A estabilidade da saída e a precisão são dois pontos bem destacáveis aqui, já que quando falamos de circuitos microcontrolados esses dois itens são de suma importância.



Pontos positivos:
-Excelente estabilidade;
-Tensão bem precisa (~1,8% de erro);
-Conector de entrada e de saída práticos;
Ponto negativo:
-Baixa capacidade de corrente sem sofrer aquecimento.


Placa de desenvolvimento para PIC

Quando estudamos um microcontrolador, deixar o circuito básico para a operação de um montado na protoboard pode ser um incômodo além de ocupar desnecessariamente um espaço nela. Placas de desenvolvimento trazem tudo que é necessário para um microcontrolador funcionar fora da protoboard, deixando-a livre para os circuitos auxiliares, e é sobre uma placa dessa que falo agora. A schmartboard possui uma placa dessas, que atende PICs de 8 a 28 pinos, totalizando 116 diferentes tipos suportados. Ela conta já com o regulador de tensão (bem estável por sinal), LED indicador de funcionamento, circuito de RESET com sinal estabilizado, espaço para oscilador RC ou XTAL e espaço para conctores de programação ICSP RJ11 e barra de pinos.


Com exceção do circuito oscilador, ela já vem com as barras de pinos para você soldar de acordo com seu PIC. os Jumpers são usados para configurar a placa para os diferentes tipos de PICs, e isso é feito de maneira bem rápida e prática conforme um manual. Para soldar o PIC, a placa já vem com a quantidade necessário de solda, bastando apenas aplicar fluxo de solda antes, facilitando muito a montagem. O acabamento é impecável, mas a única coisa que me incomodou foi justamente os espaços para os conectores RJ11, já que não são muito comuns (pelo menos aqui no Brasil).

Pontos positivos:
-Placa bem flexível;
-116 tipos diferentes de PICs suportados;
-Praticidade na montagem;
-Circuitos básicos porém estáveis e confiáveis.
Ponto Negativo:
-Suporte apenas a PIC SMD, o que é difícil encontrar aqui.

Assim que eu comprar o PIC SMD, um notebook e um gravador USB farei um circuito usando essa placa.


Jumpers macho-fêmea

Acho que dispensam comentários maiores: já abordados em outro post, os jumpers da SchmartBoard se destacam pela pluralidade de tamanhos, cores e tipos. Embalados individualmente por tamanho e cor, acompanham as barras de pinos, algo muito conveniente. 
Acredito que juntamente com os outros dois tipos (fêmea-fêmea e macho-macho) estes sejam itens indispensáveis para o hobbista, afinal, qualquer que seja a plataforma (PIC, Arduino, Rapsberry Pi e outros) você sempre fará a ligação entre placas por meio deles.

Pontos positivos:
-Variedade de modelos, cores e tamanhos;
-Excelente qualidade e acabamento;
-Acompanham as barras de pinos.

E então é isso galera. Lembrando que não sou pago por este tipo de post (na verdade paguei, pois mesmo sendo presente e de graça, a Receita me tributou pesadamente), isso é apenas um tipo de parceria entre nós. Se eu tiver que falar mal falarei, e se tiver que falar bem falarei, então garanto a avaliação que faço!

Mais coisas sobre PIC virão em breve (provavelmente sobre conversão de níveis lógicos). Um abraço e até mais.


Comentários

  1. Bom dia
    Para quem necessita de identificação para itens de eletrônica em geral recomendo a VC Artefatos de Papel.

    http://www.vcartefatosdepapel.com.br/

    Atendimento ótimo e produto de qualidade.
    .

    ResponderExcluir

Postar um comentário