Um "bombril" para smartphones

 Fala seguidores, tudo em cima? Estive parado esse meu tempo das férias e, enquanto pensava no que postar me veio um pedido, e como um bom editor, vou realizá-lo haha. Sabe aquela hora que você precisa, de forma rápida, saber o valor de um resistor pelo código de cores, ou o resistor para um LED? Que tal resolver esses e vários outros problemas de forma simples? É só usar um programa que é tipo bombril: 1001 utilidades! Esse é o ElectroCalc.
 O criador desse programa, Tiago Ávila, me enviou um programa falando um pouco sobre ele e me pediu para fazer um post. Prudentemente fui testar antes de falar algo, e aqui vai meu review, com o objetivo de ser bem rápido e direto (até pq não há muito o que falar de um programa tão simples!).

 Canivete suíço da eletrônica


 Com uma versão também para windows, o ElectroCalc é uma ferramenta muito útil para Hobistas, Técnicos e Engenheiros de qualquer nível, acelerando seus projetos e sendo uma rápida saída para cálculos comuns. A versão que testei foi a para Android, que rodou em um Motorola® Moto G com Android 4.3.
 A interface do programa é bem simples, sem dificuldades de usar. Existem 20 ferramentas dentro dele, como seguem as imagens abaixo.

(E essa propaganda?)

 Achei todas as ferramentas bem úteis, mas faltaram algumas comuns, como por exemplo antenas, o amplificador inversor ou até mesmo resistores com mais de 4 faixas. Outro ponto que seria de bom grado seria se fosse possível entrar com valores em qualquer campo, por exemplo, na calculadora do 555 é possível apenas entrar com os valores dos resistores e capacitores. Seria bom, por exemplo, poder entrar com a frequência ou o tempo de duração do pulso (no monoestável). Outra coisa que seria bom seria a possibilidade de escolha das unidades de medidas (que são fixas). Alterar entre ohms, Kohms, Mohms ou entre µF, pF e nF seria muito útil, mas não é algo que te atrapalhe o uso (só fará vc converter unidades mentalmente).

Esta é a calculadora do 555 Astável. Apenas os campo escritos em branco podem ser alterados

 Um ponto extremamente positivo que eu achei muuuito legal e ajuda tanto quanto os cálculos é o fato de junto vir os esquemas básicos das ligações, bem simples mas totalmente útil, salvando mais algum tempo seu.


-Simples e útil;
-Boa quantidade de ferramentas (e boa;
-Acompanha esquemas;
-Leve (falando de memória ocupada).




 -Alguns campos que seriam úteis não podem ser preenchidos;
-Impossibilidade de alterar escalas;
-Faltam algumas ferramentas úteis.



Resumindo: Pra quem possui um aparelho com Android e mexe com eletrônica, este é o tipo de aplicativo que eu não recomendaria ficar sem ele instalado. Simples, funcional e muito útil, o ElectroCalc, com mais algumas melhorias (que faz parte de qualquer programa, afinal, nada surge perfeito) será um dos programas relacionados a eletrônica mais úteis que há (só conheço um melhor). Meus parabéns ao Tiago por desenvolver esse programa.
Para os interessados, o download pode ser feito via Play Store aqui.

Próximo Post provavelmente sobre outro app galera! Fiquem atentos! Abraço.

Comentários

  1. Respostas
    1. Amigo, testei no 4.1, mas creio que rode em todos os androids do mercado.

      Excluir

Postar um comentário