Switch para fontes ATX

Quem acompanha meu blog a um certo tempo já viu que eu uso uma fonte ATX para alimentar meu protoboard. Pode ser que você tenha achado uma boa idéia usar fontes ATX para alimentar seus projetos, pelo fato de encontrar fontes baratas que possam servir tranquilamente (a minha de 200W custou R$37,00!!! Já que não servia pra PCs - embora tenha sido feita para tal - por não ter um circuito de filtragem, resolvi usá-la!) mas não saiba usá-la. Esse circuito que postarei é justamente para isso: ajudá-lo a usar uma fonte ATX. Vamos lá!

O circuito é baseado no CD4013CN, um CI com dois Flip-flops do tipo D. Segue abaixo:

Quando dei a aula sobre flip-flops, postei um circuito bem semelhante.
Funcionamento: Ao ligar a fonte, o circuito será alimentado pelo pino VSB +5V e o capacitor C1 e o resistor R1 farão o circuito começar deixando a fonte desligada. Ao pressionar o botão S1 o circuito inverte a saída Q, e como iniciou em 0, agora a saída Q ficará em 1. Através de R3, o transístor T1 irá saturar conectando, através de R5, o pino PS_ON da fonte ao negativo ligando a fonte. Se as tensões estiverem corretas, a fonte fornecerá 5V no pino PWR_OK, ligando o LED e indicando que tudo esta certo. R4 é um resistor limitador de corrente para o LED, R2 é um resistor de pull-up e C2 é um capacitor de desacoplamento.
IMPORTANTE: no circuito C2 está com o valor de 100nF, porém tive problemas com este valor (o circuito ligava e depois não desligava). Mudei o valor para 22nF e tudo funcionou normalmente. Se quiser, teste em uma protoboard antes para ter certeza que o valor de 100nF funciona (esse valor mais alto melhora a filtragem de ruidos da chave S1).

A placa ficou como segue abaixo:

Veja que a placa possui dimensões reduzidas: apenas ~4,2cm por ~3cm.
Os pontos 1, 2, 3 e 4 são os pontos de ligação dos fios da fonte. A ligação segue a ordem:

-1: VSB +5V;
-2: GND
-3: PS_ON e por fim;
-4: PWR_OK.

Para saber quem é quem em meio a tanto fios e cores, use a seguinte tabela:

Dica: não somente por estética como por segurança, recomendo remover DESSOLDANDO da placa da fonte os fios não usados (cortar os fios pode causar curto-circuitos!). As imagens a seguir mostram como ficou minha montagem (vejam que deixei apenas os fios usados):

Veja que deixei apenas os quatro fios para a protoboard e para a switch.

Um pouco de cola-quente para segurar os fios no lugar =D

Detalhe dos fios.

Localização de algumas partes do circuito.

Veja que o circuito coube com perfeição em uma caixinha de umas balinhas bem conhecidas XD

Como faço pra ligar a fonte na protoboard: um antigo adaptador IDE-SATA fi desmontado ennos fios soldei as bananas. Ficou perfeito (:
Os arquivos do projeto (placa, esquema e algumas imagens) podem ser baixados aqui.

Fechando o post, vou deixar um vídeo meu mostrando o funcionamento. Obrigado por ler mais este post!

Comentários

  1. desculpe a ignorancia mas qual a diferença do 4013 pro 4013N?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei :/ achei nada sobre

      Excluir
    2. Geralmente é algo relacionado com a voltagem ou a temperatura suportada de funcionamento, mas também não encontrei nada com mais detalhes!

      Excluir
    3. Amigo, sabe indicar qual CI pode substituir esse 4013CN sem precisar alterar o esquema eletrônico? Dificuldade pra encontrá-lo aqui na minha cidade :/

      Excluir
    4. Esse N é da família. Muda a quantidade de CIs que podem ser ligados entre si

      Excluir
    5. Acredito que eu tenha entendido, mas o único que encontrei aqui é o 4013BE. Não sei se vai funcionar da mesma forma!

      Excluir
    6. Acredito que sim. Sendo 4013 esta valendo

      Excluir
  2. CUIDADO PESSOAL, COM UM GOLPISTA CHAMADO ELIAS Eliasdropshipping@live.com GOLPE MUITO BEM ARMADO, ELE DIZ QUE VENDE ELETRÔNICOS DA CHINA, TEM DEPOIMENTOS DE CLIENTES ARMADOS DIZENDO QUE AS PEÇAS CHEGARAM NO INFORUM, PASSA REFERÊNCIAS POR TELEFONE FALSAS, VOCÊ PAGA E ELE SOME, NÃO RESPONDE MAIS OS EMAILS, GOLPISTA BARATO, CUIDADO!

    ResponderExcluir
  3. Eliasdropshipping@live.com DEPOIMENTOS ARMADOS E ARRANJADOS NO SITE INFORUM
    GOLPE CERTO, NÃO CAIA, NÃO PERDA TEMPO COM ESSE CARA, REPASSANDO PARA PREJUDICAR O INFELIZ QUE ME LESOU E LESOU MUITAS PESSOAS, SE VOCÊ LEU ISSO E EM OUTROS LUGARES, NÃO ARRISQUE, GOLPISTA DA PIOR ESPÉCIE

    ResponderExcluir
  4. distribuicao-produtosemgeral@bol.com.br GOLPISTA TBM, QUE FALA BEM POR TELEFONE, CONVERSA, DIZ QUE PARCELA NO BOLETO, É UMA QUADRILHA QUE AGE NO PARANÁ, NÃO PENSEM DUAS VEZES, NÃO COMPREM, PARECEM SER CONVICENTES, MAS NÃO SÃO, SÃO GOLPISTAS!
    CUIDADO! distribuicao-produtosemgeral@bol.com.br
    distribuicao-produtosemgeral@bol.com.br

    O NOME É ROBERTO, VOZ DE VELHO, QUE PASSA CREDIBILIDADE!