Preparativos da aula sobre encoders e Confecção de PCIs

E aê galera, tudo em cima? Hoje venho informar que os preparativos para a aula sobre encoders já começaram: já comprei o encoder, já confeccionei a PCI e já comecei a montagem e já escrevi o programa. O encoder é o deste link, e a PCI, neste aqui. A PCI é fornecida em .brd e .sch, ambos do Eagle. A minha confeccionada ficou assim:

Máscara aplicada com logo do Eagle

Trilhas e ilhas
O circuito, quando terminado, possuirá dois modos de funcionamento:
1º modo: saída transcrita. Neste modo, para cada passo no encoder será emitido um pulso em um dos pinos (< ou >), conforme direção e quantidade;
2º modo: saída normal: Neste modo, a saída será direta a do encoder.

Para usar o primeiro modo,ponha o PIC no lugar, conecte o pino + do conector à alimentação, o - ao negativo e os pinos E, > e < serão as saídas dos sinais.
Para usar o segundo, remova o PIC e usando fios, ligue no soquete os pinos 2 e 7 e 3 e 6 e a conexão no conector será igual.


Confecção de PCI pelo método de transferência térmica.

Sei que já postei uma vez aqui um tutorial de como fazer esse processo, mas agora que adquiri mais experiência, resolvi publicar um novo tutorial. Neste tutorial, vamos confeccionar a placa do circuito descrito ai em cima. Ela é simples e de face simples. Vamos aos materiais básicos:

-1 placa de fenolite com 34mm x 44mm;
-2 folhas sulfite A4, couchê ou transparência;
-Fita adesiva;
-Tesoura;
-1 Ferro de passar roupa;
-Acetona e algodão;
-1 Impressora à toner (as à jato de tinta não servem!!!);
-1 balde com água morna;
-1 base de algum material firme e que não queime;
-Pinça ou alicate de bico;
-caneta para PCI;
-Cortador de PCI;
-Palha de aço;
-Uma vasilha com percloreto de ferro já pronto.

Vamos lá:

1º passo: Imprima na folha sulfite o lado dos componentes e a máscara. Para isso, vamos por partes.

Para imprimir o lado dos componentes: abra a placa fornecida acima no Eagle, vá em View, Display/Hide Layers. Aberta a janela, clique em None e então selecione apenas Bottom, Pads e Dimensions. Agora vá em File, Print. Deixe marcado apenas "black" em Options na mesma janela da impressão, nas configurações da sua impressora configure para usar o máximo possível de toner preto (contraste e qualidade) e mande imprimir.

Para imprimir a máscara: Vá novamente em View, Display/Hide Layers. Aberta a janela, clique em None e então selecione apenas Dimension, tplace, tnames e tvalues (opcionais), Reference e tDocu. Agora vá em File, Print. Deixe marcado apenas "black" e "mirror" em Options na mesma janela da impressão, nas configurações da sua impressora configure para usar o máximo possível de toner preto (contraste e qualidade) e mande imprimir. É vital marcar a opção mirror e carregar ao máximo de toner para a máscara!

Tudo impresso, agora vamos a preparação:

2º passo: transferir.
Corte a placa nas devidas dimensões e limpe-a com água e sabão neutro e evite agora tocar no cobre. Corte a impressão do lado dos componentes deixando apenas duas abas laterais, dobre estas e usando a fita adesiva prenda o desenho firmamente e bem ajustado à superfície! Evite que o papel "dance", ou então sairá tudo borrado! A fita adesiva deve ficar apenas por baixo! Nunca deixa ela chegar nos cantos ou parte superior da placa!
Com o desenho já bem preso, ligue o ferro de passar roupa e o ajuste para aquecer a uma temperatura menor que a do ferro de soldar. Se estiver muito frio, o toner não passará muito bem e se aquecer demais o cobre vai se soltar da placa, então começe do mais frio ao mais quente. A temperatura ideal é algo que você só vai descobrir com o tempo. Com o ferro já quente, cooloque a PCI sobre a base escolhida (firme e que não queime com o calor do ferro de passar) e aplique bastante pressão sobre mais ou menos 1 minuto. Depois desse 1º minuto, faça movimentos circulares e ensfregue bem a ponta do ferro de passar roupa em todo o desenho, principalmente nas bordas e bem no meio (áreas que o toner costuma não pegar direito). Cuide para não deixar o pale deslizar nesse processo! Depois de mais ou menos um minuto e meio assim, aplique bastante pressão por mais uns 3 minutos. Você deverá aquecer no mínimo, uns 4 minutos, mas esse tempo varia.
Com a pinça ou alicate, pegue a placa e coloque na água morna e espere esfriar. Com ela já fria, retire a fita adesiva e puxe o papel pelas bordas até sair quase todo o papel. Sob agua corrente, ensfregue o dedo para tirar o resto que ficar: não se preocupe, o toner não vai mais sair!
Com todo o papel já removido, use a caneta para PCIs para arrumar os pontos que falharem. Quando a transferência é pouco como nesta placa, eu prefiro refazer todo o desenho  com a caneta (até porque o meu desenho saiu meio fraco). Assim que o desenho estiver bem arrumado, faça a furação da placa usando o furador ou furadeira para tal fim.

3º passo: Corrosão, limpeza e remoção do toner.
Coloque a placa no percloreto e espere em média uns 20 minutos dependendo da força da solução. Se ver que há pontos falhando, retire a placa, lave em água corrente e corrija com a caneta. Ao terminar, lave bem a placa em água corrente. Usando a palha de aço, remova todo o toner da face cobreada, e depois use acetona para limpar o resto e a cola da fita adesiva que ficou na placa. Se desejar, desoxide o cobre usando borracha. Sim! Borracha de apagar lápis "polem" metais! Com a placa bem limpa vamos a última etapa.

4º Passo:Transferência da máscara e toques finais.
Passe a palha de aço levemente na face dos componentes para remover gordura e sujeiras diversas e deixar a face levemente áspera. Passe bem leve, como se estivesse limpando com um pano. Agora, contra a luz, alinhe a máscara e prenda na PCI (mesma coisa do lado da solda: corte a folha, ajuste e cole). Usando os mesmos métodos de temperatura, processos e tempos da transferência da face de soldagem, transfira a máscara e depois do tempo devido puxe a folha. NÃO PONHA A PLACA NA ÁGUA!!!! Puxe no seco mesmo! Puxe pelas bordas e voilá: eis a máscara bem perfeita. Limpe a placa e se quiser, use uma lima para deixar as bordas e quinas bem suaves e se tiver (se for rico), aplique aqueles vernizes para PCI igual de placas profissionais. Eles são vendidos em sprays normalmente.

DICA: para saber o quando a transferência está boa, veja se na folha está marcado o desenho. Ao por na água, fica mais aparente ainda.


É isso aê pessoal. Qualquer coisa perguntem aí em baixo!
Abração e fiquem na paz.

Comentários