Luzes para aeromodelos completa!!!

Quem leu o post sobre luzes para aeromodelos, vai achar bem parecido, pq esse foi copiado e acrescido de mais alguma coisa, pq esse circuito agora tá mais completo!!! Esse esquema veio graças ao Ipadroni, cara que comentou no post sobre as luzes. Vamos ao circuito:

A PCI ficou assim:

As luzes e suas correspondências já estão descritas no esquema.

Dica: as NAV LIGHTS e STROBES da asa ficam mais estéticos se forem LEDs SMDs, ambos montados em uma pequena PCI (duas placas, uma com cada par de uma NAV e um STROBE). 
Assim como as anteriores, a TAXI LIGHTS do trem de pouso frontal e as LANDING LIGHTS da asa ficam mais estéticos se forem LEDs SMDs, ambos montados em uma pequena PCI ou ligados com fio esmaltado bem fino, que pode ser retirado de tranformadores queimados, mas não o fio que estiver enegrecido (preteado). 

Dica de montagem das NAV LIGHTS e dos STROBES.

Nesse esquema, os strobes e o beacon piscam juntos, enquanto a TAXI, NAV e LANDING lights ficam ligadas permanentemente, logo esse circuito consome 100mA e 180mA no flash.
A tensão é a da maioria dos aeromodelos: 7,5V (ou eh 7,2?)
Para outras tensões ou outros tipos de sequencia é so pedir ou me manda um email. MAS POR FAVOR, SE FOR PEDIR UM TIPO DE EFEITO DIFERENTE, EXPLIQUE EXATAMENTE O QUE VOCÊ QUER E DETALHADAMENTE!!!

Lista de materiais:

-1 Resistor de 100K;
-1 Resistor de 10K;
-1 Resistor de 1K5 (ou 1,5K);
-4 Resistores de 125Ω
-2 Resistores de 275Ω
-6 LEDs brancos, sendo de preferência, 5 SMDs e o outro de 3mm;
-3 LEDs vermelhos, sendo de preferência, 2 SMDs e o outro de 3mm;
-1 LED verde, sendo de preferência, SMD;
-1 Transístor BC548;
-1 Capacitor de 10µF/16V;
-1 CI 555 (não recomendo o uso de soquete, para ficar menor a montagem);
-E os demais itens óbvios (solda, placa de fenolite ou fibra de vidro, etc).
Seguem algumas imagens explicando como deve ser postas as luzes:

Pontos verde e vermelho na asa: NAV
Pontos brancos na lateral asa: STROBE
Na frente da asa, perto do chassi do avião, ficam as LANDING LIGHTS (esqueci de desenhar);
Branco mais à traseira: STROBE;
Vermelho atrás: BEACON.

 vermelho na asa: NAV;
Branco na asa: STROBE;
Branco no eixo da roda: TAXI;
Branco atrás: STROBE;
Vermelho atrás: BEACON.

verde na asa: NAV;
Branco na asa: STROBE;
Branco no eixo da roda: TAXI;
Branco atrás: STROBE;
Vermelho atrás: BEACON.

Verde e vermelho na asa: NAV;
Vermelho no topo: BEACON;
Branco no eixo central (o do trem de pouso da frente): TAXI;
No vértice dos catetos dos triângulos cinza embaixo da asa: Ficam as LANDING LIGHTS (esqueci de desenhar).

É isso galera! Boa sorte com a montagem, me mandem fotos e videos! Valeu!

Comentários

  1. Muito bom este circuito eu ja baixei para meu aeromodelo parabéns por compartilhar este projeto e ajudar pessoas como eu que não tem muito conhecimento de eletronica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! è para isso que tenho esse blog! Aguardo suas fotos e seus vídeos. Quem sabe não os posto aqui para servir de inspiração para outros leitores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano ta de parabéns, gostei muito do projeto, fiz um para meu aeromodelo.

      Excluir
    2. Boa tarde como faço ora te mandar o email do meu projeto

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nemweb, gostei muito desse projeto e estou comprando as peças para montá-lo. Só gostaria de saber se existe alguma maneira de usar uma voltagem mais baixa, pois pretendo construir um pack com quatro pilhas recarregáveis, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. sim, é possível. apenas altere o valor dos resistores dos LEDs com a formula Vres= (tensão da alimentação - tensão do LED) / Corrente do LED
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida: a alimentação deste circuito é feita na bateria do aeromodelo, ou devo usar uma bateria apenas para este circuito? Bateria de 7,5V?

    ResponderExcluir
  7. Bateria do aeromodelo mesmo. Não me lembro ao certo a tensão de aeromodelos, mas se não me engano eh 7,2V em geral algo perto disso. Caso a sua nao seja, veja no texto ai como reajustar os resistores.
    Abração, boa sorte na montagem e vlw por entrar aqui. e mande fotos pro meu email da montagem e videos tbm!

    ResponderExcluir
  8. Descobri que a minha bateria é de 11,1v. Que resistires irão mudar e pra qual valor? Desculpe mas estou um pouco enferrujado.

    ResponderExcluir
  9. Descobri que a minha bateria é de 11,1v. Que resistores irão mudar e pra qual valor? São só os resistores dos LED´s?
    Desculpe mas estou um pouco enferrujado.

    ResponderExcluir
  10. Só os dos LEDs sim é so usar a formula e calcular.
    Qualquer coisa chama ai

    ResponderExcluir
  11. Acabei de testar o meu primeiro protótipo deste projeto e como não estava com a bateria de 11,1v eu acabei usando uma de 9v. Pra minha surpresa todas as luzes acenderam e nenhuma delas piscou. Pode ser a bateria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei cara o meu deu a mesmoa parada .. fico todas ligadas..

      Excluir
    2. Se a bateria estiver com menos de 4V elas não piscarão mesmo! Confira todas as ligações aê! Me dê notícias!

      Excluir
  12. Acredito que nao! veja as ligações principalmente do capacitor do oscildaor

    ResponderExcluir
  13. Posso usar esse circuito com 12 volts. ou tenho que mudar os resistores, e quais seriam os valores .obrigado.Marcio Gomes

    ResponderExcluir
  14. Cara, como eu disse no post, pra qualquer alimentação diferente da que eu dei no post vc tem que recalcular o valor
    dos resistores dos LEDs com a formula
    Valor do resistor(em ohms)= (tensão da alimentação - tensão
    do LED) / Corrente do LED

    Abração

    ResponderExcluir
  15. Amigo, ficou muito bom este esquema!!!!

    Ele não precisa de programação? Se eu quizer adicionar mais dois leds para farol, iguais aos deste video http://www.youtube.com/watch?v=n_eLdUpsUS8 que ficam na asa é so ligar em serie?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não, apenas ligue em paralelo ao circuito todo, assim como está R4/D5 e etc.

      Excluir
    2. Muito obrigado.

      Vou colocar este projeto mo meu aero.

      Valeu, mesmo!!!!

      Excluir
    3. Desculpa a ficar perguntando.

      Vou conseguir controlar por uma chave o funcionamento deste circuito no aero, exemplo, ao acionar um chave programada a 50% liga o circuito de navegação e colocando a 100% os farois?

      Atenciosamente.

      Excluir
    4. Você pode por um interruptor de várias posições pra isso!

      Excluir
    5. Nemweb.

      Como faço isto? Por que seguir o esquema de montagem eu consigo, porem projetar, não faço nem ideia de como. É muito complicado de explicar?

      Atenciosamente.

      Excluir
    6. Cara, me mande um email pra eu fazer um novo esquema, pois explicar será complicado! Posso te ajudar por email

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. tem como fazer as STROBE piscarem em tempos diferentes? vlw

    ResponderExcluir
  18. Sim, pode por um transistor PNP para eles, invertendo o tempo deles, ou fazendo um outro circuito com o 555 apenas para eles. Abç

    ResponderExcluir
  19. ja comprei os 555 para fazer o circuito, como ficaria com os transistores PNP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja D1->D4 com Q1 e R9: apenas repita essa parte do circuito, mas com um PNP ao inves no NPN apresentado.

      Excluir
    2. entendi como fazer.. nesse novo modelo quando D1 e D4 acendem D2 e D3 se apagam
      outra coisa como fica as piscadas?.. tipo piscam 2x em 1 segundo e fica uns 2 segundos apagado.. é +ou- assim? se não tem como fazer ficar assim
      vlw pela cooperação

      Excluir
    3. ah e tbm coloca o numero(modelo) desse transistor PNP pq o BC548 tenho um monte, mas esse PNP n tenho nem ideia de qual seria.. vlw

      Excluir
    4. Seria o BC558.
      Então cara, as piscadas são flashes rápidos. se quiser como falou, pesquise no google (ou no EEWeb que tem o logo no topo do meu blog) alguma ferramente para cálculo dos valores de R1, R2 e C1 pro 555.

      Excluir
  20. Amigo bom dia, estive analisando o seu circuito, que por sinal ficou muito bom e bem explicadinho. No entanto não entendi como vc chegou aos valores de 125 ohms e 275 ohms para os LED´s apresentados pois no texto vc não especifica a tensão e a corrente dos LED´s que vc utilizou. Outro fato é que se observar a PCI (imagem apenas das trilhas) que pode ser utilizada para fazer a furação na placa, o CI vai ficar invertido, o que não vai fazer funcionar o circuito. Outra coisa, estou meio enferrujado e me esqueci de como fazer para aumentarmos a frequência dos estrobes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os valores citados cheguei usando os valores padrões dos LEDs comuns. Quanto a PCI ela parece estar errada, mas está certa sim; é que a imagem das trilhas é para se confeccionar a placa pelo processo térmico. E por fim, para mudar a frequência dos pulsos, altere R1, R2 e/ou C1 dentro dos valores possíveis para o 555. Obrigado e abraços.

      Excluir
  21. Olá amigo fiz o seu circuito como o especificado para uso de 7.2v da bateria, só quero usar o mesmo em 5.5v que é a saida do BEC que uso para baixar a tensão para o receptor as luses estáticas estão funcionando agora o circuito q funciona no strobo nem sinal dá, já inverti o 548 e nada, não libera a tensão para os leds fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já checou a tensão que realmente está chegando ao 555? deve estar acima dos 5V. E ajuste os valores dos resistores dos LEDs. Se mesmo assim não resolver, tente abaixar o valor do resistor da base do transistor. Espero o retorno

      Excluir
  22. Amigo gostei deste projeto de luz de navegação, como não tenho conhecimento algum de eletrônica, tentei monta-lo e para minha surpresa ficou muito bom só que devo ter errado em algum momento da montagem pq todas as luzes ficaram acesas e o strobo não pisca. Vc teria alguma dica para poder reverter esta situação. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc montou em uma proto? Para não piscaram, alguma conexão entre o C.I esta errada. Verifique todas as conexões. O C.I pode estar queimado ou invertido também. Qualquer coisa, retorne.

      Excluir
  23. Bom dia amigo, montei esse circuito usando um CI 549 pois não encontrei o CI 548 e os leds não piscarão. Será que os valores interferem no funcionamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não era pra interferir uma vez que são equivalentes

      Excluir
  24. Alguem.ja fez com q tensao de 5v do Bec
    Qual os resistores que foram?