sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dreno de corrente constante

Estou de volta meu povo! Depois de muito tempo sem tempo (vida de estudante não é fácil!!) estou aqui trazendo um circuito do qual precisei muito e foi difícil achar. Quem já se deparou com a necessidade de fornecer (ou drenar) uma corrente constante já viu como é fácil e difícil essa tarefa: fácil porque é só pegar um LM317, por o resistor certo e pronto! Ok, mas o resistor aquece, disperdiça energia e você fica limitado à corrente máxima do CI. Aqui fica difícil: encontrar outro circuito. Intrigado com a existência dos pequenos circuitos de Laser pointers, resolvi correr atrás de um circuito melhor. e Achei.

O circuito a seguir é extremamente útil para aqueles que querem alimentar um diodo laser (falarei mais sobre eles a seguir) ou os LEDs de maior potência, como os CREE ou LUXENON de 1W, 3W e por aí vai. Ele foi tirado do datasheet do TL431 (com pequenas modificações), um diodo zener programável que serve de referência de tensão. Aqui mora o triunfo do circuito. Tendo uma tensão praticamente constante, colocando um resistor em série tem-se corrente constante. Sigamos ao esquema:

Como podem ver, o esquema é bem simples, componentes bem comuns. CN1 tem três pinos:1 e 3 que são o negativo e o positivo, respectivamente, e o 2 que é por onde você pode ligar ou desligar o circuito de forma simples. O JP2 é um jumper, ou interuptor, para deixar o CCD (constant current drain, este é seu nome) sempre ligado, caso não queira usar o pino 3.
R2 está sem valor pois será ele quem definirá o valor da corrente a ser drenada. Ele pode ser calculado por R2=2,5/Id, onde Id é a corrente drenada. A PCI fica bem simples, como a figura a seguir:

(dimensões em mm)
Lembrando que a corrente máxima teórica suportada pelo circuito é exatamente a do transistor Q1. Para correntes maiores, troque Q1. Não sei se neste circuito Q1 pode ser substituído por um Darlington ou FET/MOSFET.
Abaixo, deixo algumas fotos do meu circuito montado e ligado a um laser de DVD, consumindo 250mA.


(errei na hora de imprimir a PCI e o circuito ficou espelhado)


Sobre os lasers, se você for usar os extraidos de CD/DVD-ROM, tome cuidado pois:
1: CD possui apenas laser IR e não queima coisas!
2: DVD possui dois: o IR e o vermelho. CUIDADO: este queima, inclusive sua retina!
3: Para o IR, forneça 50mA, vermelho, 150mA (não é regra, mas se aplica a maioria).

E isso é tudo galera. Se quiserem outros circuitos de corrente constante, deem uma olhada aqui. Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário