segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sensor Estéreo de Som

Precisando detectar sons? Além de detectá-los ainda precisa saber de onde vem? Este circuito lhe será útil!
O SES (sensor estéreo de som) é um circuito com dois canais de saída e duas entradas (microfones de eletreto).

O Circuito

 Como vocês verão no circuito, são "dois" circuitos idênticos, logo me aterei a explicar apenas metade dele :D

O microfone de eletreto é o componente que o Eagle não deu nome aí no circuito (círculo com o símbolo de um capacitor dentro, que alías, não faz sentido, pois na verdade o mic funciona à base de um transistor!)

O Resistor R1 é uma espécie de pull-up, mantendo um nível de tensão quando não houver sinal do mic; C1 é o capacitor responsável por fazer uma "filtragem" do sinal; R2 e R3 formam um divisor de tensão, mantendo uma tensão de referência (Vr), pois o som gerará sinais tanto aumentando quanto diminuindo a Vr (aumentando ou diminuindo cerca de 2V); R4 e R5 ajustam a amplificação (em 34 vezes) feita pelo IC1, um LM358; JP1 é a saída dos sinais e JP2 é a alimentação.

O circuito, como puderam ver, é tão simples quanto a PCI, que segue a figura abaixo:

Vocês provavelmente perceberam que há jumpers cruzando com dois resistores (um de 33K e outro de 1K). Esses jumpers devem ser montados antes dos resistores! Outra observação é quanto o ainhamento dos terminais dos microfones na placa: eles realmente devem ficar desalinhados, pois eles estão "espelhados" na placa (eu me esqueci deste detalhe quando fiz a minha PCI, resultado: tentei alinhar e minha placa ficou torta! Para garantir estética, tive que montar os mics em 90°.) Os Jumpers na placa seguem a seguinte pinagem (de cima para baixo):
-Sinal Direito (R);
-Sinal Esquerdo (L);
-Negativo
-Vcc.

A alimentação usada é de 5V, mas pode ser diferente respeitando os limites do LM358 (vide datasheet).
As fotos abaixo mostram como ficou meu protótipo:

Os jumpers por baixo da placa foram adicionados pois eu havia esquecido de pô-los no desenho da PCI. A versão apresentada já está com a devida correção.
Eu achei que ficou com uma "cara" legal (:

a versão mono montada na protoboard: até aqui a montagem é simples!

Os arquivos do projeto (esquema e PCI para Eagle) podem ser baixados aqui.
Devido a versatilidade do circuito, é possível montar um robô que siga ou fuja do som SEM microcontroladores. Se quiserem, peçam aí em baixo que postarei como fazê-lo. Cuidado ao montar a placa para não trocar os valores dos resistores (use a imagem da PCI do Eagle que pús ai em cima como guia!).

Quanto às aulas de MCU

Pessoal, as aulas ficarão paradas por um tempo pois voltei às aulas, por estar me aplicando a estudar mais sobre eletrônica digital e por não ter observado muito movimento e leitura das aulas. Então, até ter mais tempo OU movimento nas postagens elas ficarão em segundo plano.

Boa montagem e até a próxima.

9 comentários:

  1. Olá.
    O LM358 é o responsável por permitir que passem somente os sons da direita ou dá esquerda?

    ResponderExcluir
  2. De certa forma sim, pois ele possue dois comparadores, e cada um é usado como canal independente.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog! Quanto será , aproximadamente, a tensão na saída? pretendo montar um sensor mono com o AMPOP 741 e utilizar a saída pra ligar um rele que libera um TTL para um computador quando captar o som.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! A tensão de saída será aproximadamente a mesma da alimentação. Lembre-se que o 741 não vai conseguir acionar o relé sozinho! Vc precisa daquele esquema de adicionar um resistor, transistor E um diodo (muito importante por se tratar de carga indutiva)!!! Interessante aplicação a sua!

      Excluir
  4. Cara preciso do diagrama de um detector de som para uma fita led de 9v com um captador de contra baixo como sensor no lugar do microfone eletreto

    ResponderExcluir
  5. Por favor, é possível montar um circuito amplificador com microfone para ser adaptado em um fone de ouvido tipo concha, com bateria palito de 12V? Na realidade seriam dois circuitos iguais, um para cada lado, com potenciômetro e chave liga/desliga. É uma adaptação para deficiente auditivo.
    Desde já, muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.te1.com.br/2012/07/pre-amplificador-de-microfone-com-lm358/#axzz42bZKJ1Sc
      http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/8298-amplificador-para-microfone-de-eletreto-art1132

      Achei estes dois links pelo google

      Excluir
  6. Np caso ai eu posso ter controle de volumes individuasi

    ResponderExcluir
  7. Muito legal gostei so nao consegui montar mais vou tentar wlw