sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Regulador 5V para protoboard

Quem acompanha meu blog já a um tempo, já percebeu que us um regulador de 5V feito por mim mesmo para fornecer a tensão certa para meus projetos, ainda mais agora que estou envolvido com MCUs. Nessa postagem vocês podem ver meu antigo regulador. Passando por várias mudanças, meu regulador chegou na versão que vou postar aqui.

O regulador

Projetado para se encaixar perfeitamente na protoboard, esse regulador fornece 5V extremamente precisos, extremamente limpos (sem ruídos e ripples), com proteção contra curtos-circuitos e superaquecimento do regulador. O circuito segue abaixo:



O circuito não tem mistérios:
-JP2 é ligado à VIN (ja explico!);
-D1 protege o circuito contra inversão de polaridade;
-R1 e LED1 indica a presença de VIN;
-C3 e C1 filtram a VIN;
-IC1 é o nosso regulador, o 7805;
-C2 e C4 filtram a VOUT;
-R4 e LED3 indicam a presença da VOUT;
-D3 protege o circuito alimentado em caso de sobre tensão (não deixa passar de 5V1) e;
-JP2 é a saída de tensão (VOUT).

A VIN é a tensão de entrada. Nosso circuito consegue regular tensões de 7V até 35V no máximo. Eu uso 12V de uma fonte ATX de PC, como já disse em um post anterior.

O pacote de arquivos conta com 4 arquivos:
-cooper.pdf: a placa para vc fazer à mão;
-cooper_term.pdf: a placa para fazer pelo processo de transferência térmico;
-silk.pdf: o silkscreen para facilitar a montagem e;
-silk_trans.pdf: o silkscreen para ser posto na placa (mesmo processo da confecção das trilhas, apenas deve ser feito depois de já ter sido corroída).

O download pode ser feito aqui.

As fotos a seguir mostram o meu regulador, que está um pouco diferente do que postei, pois no meu eu tinha tentado por um detector de baixa VIN, mas não funcionou.





Como vocês puderam perceber, uso um dissipador e um cooler. Esse aí eu consegui em um PC queimado que achei na rua (sim, é o do post sobre como consertar ventoinhas!), era de uma GPU. Dependendo da carga, você nem de dissipador vai nescessitar!

- Para cargas de até 100mA, normalmente não é necessário o uso de dissipadores (e se aquecer um pequeno desses encontrados em lojas de componentes será suficiente já!)
-Para cargas até 500mA é bom usar um grande já. Você terá que testar os diversos dissipadores até ver o tamanho do dissipador. Esse regulador consegue trabalhar até 125°C, mas sempre trabalh com temperaturas baixas!
-Acima de 500mA, aconselho um dissipador cm um cooler já!
NÃO ESQUEÇA DE USAR PASTA TÉRMICA DE FIXÁ-LO BEM APERTADO NO DISSIPADOR.

Dicas: use dissipadores pretos e pasta térmica cinza, como a da akasa. Esta ja vem em uma seringa pronta para aplicação.

Quem quiser um dissipador já com o cooler, pode comprar um cooler para chipset de PCs, como esse ou esse.

Na montagem, faça como eu: para conectar na PCI, solde apenas o primeiro e o último par de jumpers de cada um e um para cima no meio. Veja as fotos para entender o que eu disse (:

Qualquer dúvida pergunte.
Abração e até a próxima.

Um comentário: