sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Precisando de um encoder? Monte o seu!

Quem já precisou de encoder incrementais em algum prjeto, e não conseguiu encontrar ou achou caro, provavelmente não vai acreditar como não pensou no que vou postar aqui! Os encoders tem a mesma função de um potenciômetro, porém temos duas diferenças básicas: ele não altera sua resistência, pois é formado por duas chaves, e seu valor deve ser calculado por um Software/firmaware. Mas achá-los é meio difícil, então resolvi achar uma saída!

Onde encontar facilmente encoders?

Os lugares mais fáceis de se encontrar encoders são nos rádios e DVDs automotivos: o botão de ajuste do volume! Sim, normalmente são encoders! E agora o outro lugar que você vai ficar de queixo caído: MOUSES! SIM, MOUSES! Onde? Na roda de rolagem! Sim, aquela que é usada para abaixar e levantar páginas! Prefiro os de rádios e DVDs pois já tem os Knobs, mas não achei um ainda! E ainda estou a procura de um encoder!

OK, OK, mas o que é um encoder? como funciona?

Neste post vou falar sobre os incrementais. Existem dois tipos: os incrementais e os absolutos. Não vou me aprofundar sobre eles: se tiver dúvidas, a wikipédia sabe... 

Encoders são dispositivos, semelhantes aos potenciômetros: são usados para ajustar parâmetros, detectar posição e movimento (velocidade e direção). São formados por duas chaves, que produzem um sinal semelhante ao seguir:

Coloquei 1 ou dois passos, pois no caso dos de mouse (pelo menos os que eu usei) geram dois passos ao invés de 1, que é o normal.
A próxima figura ilustra os sinais dependendo do sentido do movimento:


Veja que no sentido horário temos a sequência 0, 2, 3 e 1 e no anti-horário temos 0, 1, 3 e 2. Os pulsos azuis são do canal A e os roxo, do B.
O vídeo a seguir ilustra bem essas duas figuras: cada um dos LEDs foi ligado a um canal, e o LED Azul, ao botão central (ativa ao apertar o eixo).

video


Montagem

Para montar um encoder, você vai precisar de um encoder de mouse, uma chave táctil, um pedaço de placa perfurada, fios (ou um conector) e o kit básico: ferro de soldar, solda, esponja para limpar o ferro, alicate ou cortador de unha para
desencapar os fios e etc. 
Primeiro, solde a chave táctil um pouco acima do meio da placa (uns dois furos), depois dobre os terminais do encoder em 90°, mas de forma que ao encaixar na placa, seu eixo fique bem alinhado e centralizado com a chave táctil. Solde-o na placa, solde um pino da chave táctil com o C do encoder e solde um fio então nessa junção, um no A e outro no B do encoder e um quarto na chave. Você terá então 4 fios ao todo. 
Dica: se sua chave táctil tiver 4 terminais, use os que tem a menor distância entre eles, ou use um multimetro para ver qual o par que apresenta continuidade ao ser pressionada a chave.
Ao ser pressionado o eixo do encoder, pelo fato das pernas serem maleáveis, ele irá apertar a chave embaixo. 
Para fazer o eixo, você pode usar a roda do mouse mesmo, ou improvisar. Eu coloquei um parafuso no meio, furei um tubo de plástico (na real um pedaço de um Knob de um potenciômetro), prendi ele no parafuso e coloquei um Knob. Aqui fica por conta da imaginação de vocês!!!


As figuras a seguir mostram a pinagem do encoder, a chave usada e a pinagem, um esquema da montagem final e algumas fotos do meu montado. Seguem também dois vídeos mostrando eles em funcionamento.


Aspecto final

visão lateral mostrando todo o conjunto

partes e pinagem

mais uma lateral

Detalhe (??) da chave

esquema geral da montagem final
Chave táctil usada. Os pinos apontados serão os usados



video

video

Mas como funciona? como irei usar?

Só na aula de MCUs que irei dizer (:

Fiquem na curiosidade HAHA'

Até a próxima.

5 comentários:

  1. Ola Amigo

    Tem como interfacear o encoder junto integrado TTL 74hc164 ?

    abraços

    ResponderExcluir
  2. cara, não conheço este CI. Para que ele serve? Posso dar uma olhada!

    ResponderExcluir
  3. Amigo eu conseguiria com este encoder mandar o sinal para um CLP para poder calcular a distancia?

    ResponderExcluir
  4. ola colega. Sou tao inocente que pensei que o contato fechava virando de um lado e o outro fechava virando para outro lado. Tem como montar um circuito simples que me de pulsos quando virar para um lado e me outros pulsos ao virar para outro lado, usando poucas pecas? nao gostaria de usar nem clock, processador e nada disso.... apenas circuitoanalogico.

    ResponderExcluir