sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ventoinha (cooler) lenta, vibrando, trepidando ou emperrada tem conserto?

Esse é um problema que pode aparecer sim em ventoinhas, e pode ser crítico caso apareça em um cooler de uma CPU ou de uma GPU (placa de vídeo), com resultados óbvios!
A lentidão se dá pelo fato do eixo da ventoinha sofrer um degaste ao ponto de ficar com uma leve folga, e isso faz com que ela sofra uma oscilação no rotor (parte onde fica a hélice) o que freia a hélice, fazendo ela ficar lenta e com um som estranho (por estar trepidando). É algo como o que aconteceu com esse helicóptero, só não te custa tão caro nem vai se desmontar XD

Existe solução? SIM! Eu tinha uma ventoinha de um cooler aqui em casa, e achei um PC na rua e resolvi pegar o cooler de uma GPU, que infelizmente (ou felizmente pra vcs!) estavam assim! Eu queria o cooler para por na minha protoboard para resfriar o dissipador do meu 7805, mas ela estava muito lenta e não gerava fluxo de ar! Resolvi então tentar arrumar: e conseguí! É extremamente simples, como vou mostrar a seguir. Consertando a ventoinha: Primeiro, pegue a ventoinha e olhe a parte de trás dela e procure a presilha que evita que o rotor seja sacado do eixo como mostra a figura abaixo (a presilha está destacada pelo círculo mais claro)
A trava do eixo do rotor
referência das partes do estator
Visão explodida geral de um cooler. A trava do rotor é a presilha!
Encontrada essa presilha (que pode estar escondida embaixo de alguma etiqueta ou tampa de borracha/plástico), use um estilete e uma pinça para tirá-la, e tente não danificála nem amassá-la, pois você a colocara novamente depois. Ela é flexível, então será fácil tirá-la. Depois de retirar a trava, remova o rotor puxando pelo "núcleo" da hélice ou empurrando o eixo do rotor. A foto abaixo mostra como tirar pelo núcleo usando um alicate de bico.
Muito cuidado para não quebrar alguma pá! Depois de retirar o rotor, observe para ver se existe alguma arruelinha de plástico presa ou ao eixo do rotor ou ao estator (alí onde tem o enrolamento). Independente de onde esteja, você precisa tirar ela e deixá-la separada. O truque surge aqui: a graxa branca! Sim, a graxa branca é que vai resolver o problema. Porque a graxa branca? Porque ela é bem mais firme e sólida, não tem problemas com eletricidade e é praticamente permanente! Sua característica mais firme é que vai evitar que o rotor oscile! (pra quem gosta de aviação, o que acontece aqui com a ventoinha é quase o mesmo que a ressonância de solo que acontece com os helicópteros XD).
Essa é a graxa que usei. Com álcool isopropílico (usado para a limpeza de eletro-eletrônicos. Pode ser comprado em casa de componentes eletrônicos), limpe todo o eixo do rotor de do estator, e com um palito de dente (não serve cotonete por causa da consistência!), aplique a graxa (na real intupa tudo com graxa! hahaha) no eixo da base (estator) e no eixo do rotor.
Eixo do estator (o furo onde entra o eixo do rotor). Este furo devera ser preenchido com a graxa assim como a superfície externa (parte metálica provavelmente), onde não deve ser aplicado muito! Apenas passe uma fina camada!
Rotor com seu eixo
  Nesse eixo pode-se passar menos graxa, mas deve-se lubrificar tbm. Feito isso, recoloque a arruela no rotor e este no estator e ligue para ele girar. Deixe girar por uns 3 minutos (para ter uma distribuição uniforme nos eixos). Tire novamente o rotor da base, limpe os excessos e lubrifique apenas a parte metálica do estator, onde provavelmente agora estará a arruela. Pode lubrificar por cima dela mesmo! Se tudo der certo, quando você remontar o cooler ele terá parado já com a oscilação. Coloque para girar mais uns 5 minutos (poderá ser observado um leve aquecimento no estator, pois a graxa irá forçar, meio que segurar o rotor). Desmonte novamente e lubrifique com óleo como o WD-40. Lubrifique bem, fazendo ele cobrir toda a parte metálica/arruela e o furo do eixo, seque O EXCESSO e remonte pela última vez. Ligue-a novamente e pronto: girando rápido de novo e sem trepidar! Se achar conveniente (como por exemplo se for usar a ventoinha na vertical), coloque a trava do eixo do rotor com auxílio da pinça e pronto! Não garanto o tempo que essa técnica irá funcionar, pois a fiz recentemente, mas dependendo, dá pra quebrar um bom galho até comprar uma nova, mas acredito que vá funcionar por muito tempo (se a graxa não reagir com o óleo). A graxa branca é muito resistente, pois serve tanto para atrito entre plásticos/ metais tanto para atrito entre ambos. Sobre o conserto foi isso aê! Se a sua tiver trava, ao retirar o rotor provavelmente você encontrará algo que estivesse travando ela, ou então o eixo pode estar amassado (o que é praticamente impossível sem destruir o rotor) Por hojé é só! Mas daqui a uns dias coloco aí mais uma aula sobre MCU (dessa vez sobre PWM), como montar um encoder rotativo (rotary encoder) e um testador de portas USB muito legal! Abração a todos e fiquem na paz!

 PS: Já fazem quase dois meses que usei este método e a ventoinha continua perfeita!!

14 comentários:

  1. Eu quebrei uma das pás, tem conserto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco de paciência e uma boa cola resolvem amigo. Bom é usar colas tipo supern bond, araldite ou poxipol. Cuidado com os excessos pra não desequilibrar as hélices.

      Excluir
  2. Olá tudo bem... Então vim te fazer uma pergunta relacionado a isso. Eu sem querer quebrei duas helices do cooler da minha placa de video, mais estou usando assim mesmo so que vibra de mais tem problema usa ela assim? Tem como arrumar ela em casa? Ou tem algum jeito de evitar que ela vibre demais?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ela está vibrando por estar com desequilíbrio no peso. O que você pode fazer é tentar colar as pás (se as tiver ainda). Não considere tentar fazer ela parar de vibrar, pois na atual situação, ela já deve estar bem degradada (o seu rolamento) e produz pouco vento, podendo sobre aquecer sua GPU. Recomendo trocar a ventoinha.
      Abraço

      Excluir
  3. Fui limpar o cooler da minha vga, e soltou a helice e tentei colocar denovo, mas esta danificada, posso colocar outra ventoinha ou tenho q trocsr a vga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar outra equivalente e trocar. Evite usar a sua placa sem a ventoinha!

      Excluir
  4. Boa tarde! tem conserto se a avaria for no eixo da hélice? é o meu caso. O eixo quebrou e a hélice está solta, apenas presa pelo imã do cooler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, quebrando o eixo as coisas já complicam. Até dá pra colar, mas vai ser difícil deixar ele bem alinhado.

      Excluir
  5. O que acontece se eu mantiver a ventoinha nessa situação e só jogar com requisitos bem baixos? A placa estraga se continuar assim? Mesmo sem jogar nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não jogar nada pode ser que a temperatura dela não se eleve (mas lembre que até vídeo do youtube usa placa de vídeo). Jogar qualquer coisa em requisitos mínimos também usará ela, então aconselho não mantê-la assim.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Aaaah um detalhe que eu esqueci de mencionar é que minha GPU tem 2 ventoinhas e só uma tá bugada, por isso imaginei que desse pra deixar só com uma funcionando... ops

      Excluir
  6. amigo, voce conserta cooler ? ou conhece alguma loja que conserta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, e infelizmente não conheço quem faça o serviço. Geralmente não compensa.

      Excluir