quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Microcontroladores 2º parte

Se vocês pensaram que eu iria abandonar a serie, s enganarão. Aqui está a segunda parte da série sobre MCUs


Microcontroladores 2º parte

Você sabe o que é um microcontrolador? Não? Então, você começa por aqui.
Para mexer com MCUs, você presia saber o que são, como funcionam (e porque funcionam) e etc. Para os leigos até os "nerds", recomendo a leitura dessa apostila e dessa página da nossa (querida?) wikipedia. 
A leitura dessas duas páginas é fundamental para quando você for configurar o programa, que é o que vai "rodar" dentro do MCU.
Tudo bem. Agora vc já leu, já sabe o que são e pra que servem os PICs. OK. Mas eu sei que você ta ancioso pra começar a escrever seus programas fazer seus projetos, mas calma, uma coisa de cada vez.
Antes de você começar a programar, você precisa de três coisas básicas: o programador, o compilador e o software de gravação. Vamos lá:

-Programador: É a placa que você vai usar pra programar seus PICs. Eu uso um excelente, que você pode construir e que está nessa página.
-Compilador: diferente de muitos tutoriais, vou ensinar vocês a programar em BASIC, uma linguagem muito simples. No compilador você escreve o programa, compila ele - o que gera um arquivo .hex, que é o que o "roda" dentro do MCU - e aí o arquivo gerado você vai por no software gravador que vai gravar o PIC através da sua placa gravadora. Você pode baixar o compilador, no nosso caso, que DEVE ser o mikrobasic, na página http://www.mikroe.com/eng/products/view/9/mikrobasic-pro-for-pic/ Esse é um programa "demo" e o completo DEVE ser comprado, e não pirateado.

-Software gravador: No nosso caso, o IC-PROG, é quem enviará o arquivo .hex para o PIC

Ficamos por aqui e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário