sexta-feira, 22 de julho de 2011

Interruptor crepuscular com LM358

Fala galera, to aqui com um projeto vindo de um dos meus vídeos do youtube: um interruptor crepuscular (chamado erroneamente de foto-célula) com o CI LM358. O vídeo foi cortado pelo youtube (não sei porque) e pode ser assistido aqui.

1.Circuito

O circuito eh bem simples:
Baixe aqui os arquivos do projeto (esquema mais a PCI). Para abrir vc vai precisar do PCB Wizard, um ótimo programa para circuitos simples, que vc pode baixar aqui.

D1 é um LED "pisca-pisca", que possui um circuito próprio que o faz piscar indicando que o circuito está ativo. Ele é facilmente encontrado em lojas de eletrônica.
D2 até D6 são os LEDs brancos que iluminarão o que vocês quiserem.
R5 até R9 são os resistores dos LEDs de iluminação.
VR1 é o potenciômetro de ajuste de sensibilidade, R1 junto ao LDR R2 formam o divisor de tensão que irá acionar o circuito.
R3 é um resistor de polarização de base de Q1, um transistor de uso geral, que funciona como o driver dos LEDs.
IC1 é o CI LM358, um comparador de tensão. Quem assistiu ao vídeo, provavelmente notou um circuito diferente até mesmo no CI, mas esse circuito é o equivalente ao outro, só que melhorado pra vocês do meu blog (:
No outro circuito, eu tinha 3 comparadores sem uso, aqui, só 1.

2.PCB

A PCB é de face simples, de fácil confecção e se encontra junto no pacote dos arquivos do projeto.

3.Modificações

Para aqueles que quiserem acionar uma carga maior ou até mesmo lâmpadas comuns (110V ou 220V), deve substituir o conjunto de LEDs D2-D6 e resistores R5-R9 por um relé com um diodo 1N4148 como proteção, ficando essa parte do circuito depois da alteração assim:

A placa, logo, terá de ser redesenhada no programa.

CUIDADO AO REDESENHAR AS TRILHAS PARA A LÂMPADA, NÃO SE ESQUEÇA QUE PASSARÁ CORRENTE MAIOR, LOGO AS TRILHAS TERÃO DE SER MAIS LARGAS E MUITO CUIDADO AO MEXER COM A CORRENTE ALTERNADA (AC), A PROVENIENTE DAS TOMADAS! UM CHOQUE E TERÁ MAIS UM CORPO NO IML DA SUA CIDADE!

É isso aí galera, dúvidas comentários ou sugestões podem escrever.
Abração, boa sorte e cuidado nas montagens.

14 comentários:

  1. pode ser utilizado outro ci alem do lm 358?

    ResponderExcluir
  2. sim, qualquer amplificador operacional que funcione como comparador. LM324, LM741 e etc.

    ResponderExcluir
  3. o que acontece se trocar -in por +in e vice-versa

    ResponderExcluir
  4. Você terá o efeito inverso: liga com luz e desliga com luz (:

    ResponderExcluir
  5. Colega, na tabela de componentes, a descrição da cor dos cincos leds aparece como vermelho(red) e não brancos(white).
    No mais tudo ok!!!!!
    Valeu pelo projeto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Não havia observado isto! Obrigado pela observação! De nada pelo projeto! Lhe foi útil e funcionou?
      Obrigado pela visita e de uma olhada nos outros projetos e na aula de MCUs (:

      Excluir
    2. No PCB wizard não tem a opção de Led's brancos pelo menos não na versão que tenho instalada na minha máquina.

      Excluir
  6. Respostas
    1. opa! Obrigado! Faça e depois me conte o que resultou!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Amigo eu comprei um monte de LDR no ML um pacote com 10, mas não veio especificação nenhuma será que funciona? Ou tem que ser a mesma LDR descrita no circuito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDR geralmente são "genéricos". Certamente funcionará, pois o que mais muda entre os LDRs é o tamanho!

      Excluir
  8. Quando foi fazer o circuito no PCBw ele fez o roteamento automático para o ci sem precisar adicionar nenhuma biblioteca? []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Apenas usei o CI certo na hora de fazer o circuito! Teve algum problema?