quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Luzes de navegação para aeromodelos

Fala galera! Pra quem curte aeromodelos, tem um e sempre quis por as luzes de navegação, aqui está um circuito completo, com STROBES, BEACON e NAV.
o esquema e esse:

A PCI ficou desse jeito:


D5 e D6 são as NAV LIGHTS (as verdes e vermelhas da asas), D1, D2 e D3 são os STROBES e o D4 é o BEACON.
Dica: as NAV LIGHTS e STROBES da asa ficam mais estéticos se forem LEDs SMDs, ambos montados em uma pequena PCI (duas placas, uma com cada par de uma NAV e um STROBE)
Esse esquema segue o padrão do Tucano T-27 e de helicópteros: um flash rápido.
A tensão é a da maioria dos aeromodelos: 7,5V (ou eh 7,2?)
Para outras tensões ou outros tipos de sequencia é so pedir ou me manda um email. MAS POR FAVOR, SE FOR PEDIR UM TIPO DE EFEITO DIFERENTE, EXPLIQUE EXATAMENTE O QUE VOCÊ QUER E DETALHADAMENTE!!!
É isso galera!

15 comentários:

  1. Olá Amigo, só ficou faltando a luz (farol) de aterrissagem.É possível mandar-me a relação de componentes e a PCI com a solicitação acima?
    Obrigado e forte abraço.
    Laércio Padroni
    lpadroni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente ficou faltando a luz de pouso!Me desculpe! Para por ela, é so usar o mesmo esquema das NAV lights! "É possível mandar-me a relação de componentes e a PCI com a solicitação acima?" Não entendi muito bem o que vc quer!
    Agradeço a visita ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Amigo por favor me envie a relacao de materiais no meu email por favor doug.sj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Opa, gostei muito do projeto, porem, todas as baterias que utilizo sao 3S com 11,1V, qual seriam os novos valores dos resistores para operar nessa nova voltagem?

    rogerio@rogerio.org

    ResponderExcluir
  5. use a fórmula: Voltagem da bateria-Voltagem do LED/Amperagem do LED=Valor do resistor em omhs

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo.
    Primeiro parabens por compartilhar seu conhecimento com todos.

    Por favor, voce pode me passar a lista de material (o mais detalhado possivel) ? O problema é que sou formado em analise de sistema e pouco sei de eletronica + gostaria de tantar montar esse esquema de luzes e colocar no meu aero.

    + uma vez obrigado, meu e-mail é andersonfs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo, adorei esse tópico, acabei de comprar um aeromodelo novo e gostaria de saber se pode me enviar por email e a lista dos componentes que precisarei comprar para a montagem. desde já agradesço. Leandro, meu email é leandroceva@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. cara da uma olhada aqui q ta melhor: http://eletronica100limites.blogspot.com/2011/06/luzes-para-aeromodelos-completa.html

    ResponderExcluir
  9. boa tarde estou procurando um projeto de strobo para minha moto q pisca 3x cada lado e simultaneo com saida para 4 seta.Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  10. nao entendi direito o para 4 seta. É um strobo que pisque as quatros setas? Sendo 2 de cada lado por vez?

    ResponderExcluir
  11. Descobri que a bateria do meu aeromodelo é 11,1 volts. Estou um pouco enferrujado, logo aí vai a pergunta: quais resistências eu preciso alterar? E pra que valor? Mais uma vez muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  12. Leia o texto amigo que ai estão todas as informações

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    Essa placa ser para ser usada na montagem da Nave estrelar USS Enterprise NCC-1701A? Caso não seja compatível com esse modelo tem como modificar o circuito? Sem querer abusar poderia me sugerir como montar um circuito para que eu possa deixar as janelas na nave iluminada?
    Desde já agradeço sua atenção e um muito obrigado por qualquer ajuda que possa me dar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, não faço a mínima ideia do que seja essa nave que você falou. Você tem ela? se sim, me mande um email para nos vermos com mais calma o que você quer. Terei prazer em ajudá-lo

      Excluir
  14. Olá poderia passar a lista de material e qual modificação para usar 11.1V obrigado

    ResponderExcluir