domingo, 18 de abril de 2010

Medidas analógicas com o PIC16F628A

Fala galera. To aqui com algo bem útil: medidas anlógicas com o PIC16F628A. Mas é diferente, pois não usa CI's externos (em um dos exemplos), usa apenas quem? ELE MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMO?
É POSSÍVEL?
SAI CARO?

Não sai caro, pois não usa nenhum componente a mais (no princípio PWM)!!!!!

1° exemplo: Princípio do PWM.

Como funciona o PWM? Simples. uma pulsação com determinado tempo, produz uma tensão média. Se vc aumentar essa pulsação, o que aconteçe? AUMENTA A TENSÃO MÉDIA!!!!
Esse exemplo é usado em medidas de RPM's e outra medidas pulsantes.
Se a frequência x produz uma tensão média de y Volts, se vc aumentar a freuqência x a tensão y aumenta também! Usando divisão no programa e o Timer do PIC, vc consegue medir tensões médias, apenas provenientes de pulsações.

2° exemplo: O fantástico 555!!!!!!!!!!!

O QUE???? O QUE O CI 555 PODE AJUDAR EM MEDIDAS ANALÓGICAS??????
Simples! Como a pulsação depende da tensão nos pinos 6 ou 7, você vai mudar a pulsação dependendo da tensão, Perceba que vamos usar o 1° exemplo!!!!!!
E só montar um oscilador comum com o ci 555, e no pino 7, ligar a entrada da tensão. Esse exemplo vale pra qualquer medida analógica não pulsante! E ainda serve pra sensores capacitivos! e so substituir o Capacitor do esquema do oscilador pelo sensor! O ci 555 é muito barato, cerca de R$ 0,50!!!!!!!!!
Viu como usando os antigos circuitos vc consegue fazer coisas impressionantes com o PIC16F628A?
Na revista eletrônica total n°106, tem um esquema com 555 para o 1° exemplo! Eu já testei! E funciona bem!


Qualquer dúvida, me add no msn: stephen_web@hotmail.com ou me manda um e-mail!

Ateh mais!

2 comentários:

  1. Votar no curso...... que curso? Entrei porque estava procurando um exemplo de PWM com 16f628 e onde está? não achei? conversa tem muito por ai. Desculpe mas não tem nada aqui.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, o curso de PIC está na home page do blog, e no meu blog nao tem (ainda) um exemplo de PWM com o PIC, mas breve irei postar! Antes de falar, procure e leia (:

      Excluir