sábado, 3 de outubro de 2009


Daew galera. Retomando meu blog depois de muuuuuito tempo, resolvi postar algumas coisas interessantes.
As vezes, aparece algum drive de CD-rom, disquete, impressora queimada, vc vai lá fuça e desmonta tudo e acha o que?? motores de passo. Vc pesquisa no Google (que é uma m*) e descobre que ele precisa de circuitos (normalmente com MCU's) e vc não sabe mexer com microcontroladores. Então vc fica triste, querendo ver as belezinhas girarem e não sabe como. Então descobre que da pra controlar pela porta paralela do pc, mas se vc for fazer um carro, não dá pra depender da porta paralela!
Mas eu montei um circuito para controlar motor de paso, tipo os de impressora! segue na foto abaixo:


O circuito se baseia nos CI's 555, 4017 e ULN 2003.

Funcionamento do circuito


O CI 555 gera os pulsos que acionam o CLOCK do 4017, que por sua vez envia os sinais ao ULN 2003 que os amplifica e os passa ao motor.


Agora os meus anúncios:

VENDO CONTROLADOR DE MOTOR DE PASSO POR R$25,00.
VENDO MOTOR HIGH TORQUE POR R$80,00

Para entrar em contato ligue para (41)99870042 ou (41)30330008 e peça para falar com o Stephen.

Falow galera. Era isso. Ateh a próxima.


2 comentários:

  1. Olá amigo! Fiquei interessado no circuito (apesar de entender muito pouco de eletrônica) mas, meus motores são de 4 fios (Bipolar) e 5 fios (Unipolar) e, além disso, gostaria de colocar 2 botões para o sentido de direção do motor - poderias me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, nesse caso, para o unipolar até tem um circuito que dá pra fazer isso. Já pro bipolar, de forma discreta, dá mais trabalho. Fica bem mais simples se usar microcontrolador, que já é algo mais complexo. Se quiser posso dar uma ajuda, mas vai ser mais complicado de elaborar.

      Excluir