terça-feira, 7 de julho de 2009

Retomando o blog de novo, resolvi continuar o post anterior. Achei um tutorial de como fazer sua pci pelo metodo termico, dei umas mexidas e resolvi postar. E assim que eu faço e o resultado sai perfeito (bem melhor do que a tecnica da canetinha e ir desenhado as trilhas, como ja fiz muuuuuitas vezes e sai um lixo tremendo :D) . Entaum vamos ao tutorial...


Confeccionando uma Placa de Circuito Impresso - Método Térmico


Materiais Necessários

- Um desenho para ser transferido;
- Papel Glossy para impressora Laser;
- Uma Placa de Circuito Impresso (PCI);

- Ferro de passar roupas;
- Recipiente com água e detergente;
- Solução para corroer placas (percloreto de ferro ou cloreto de ferro III);
- Palha de aço;

- Furador para PCI;

ATENÇAO!!!!!

Naum brinque com sua segurança!!! Neste processo e usado quimicas altamente perigosas! Use equipamentos de proteçao individual (EPI)

Introduçao

O método térmico consiste em transferir o layout impresso em uma folha de papel para uma PCI usando pressão e temperatura.
O processo pode ser resumido conforme mostra a figura:



Clique para ampliar

Início

Para esse tutorial vamos utilizar um desenho relativamente simples e pequeno:




Quando se trabalha com método térmico o circuito não pode estar espelhado como acontece em outros métodos, apenas os textos devem ser espelhados.
O Arquivo PDF pronto para ser impresso em um formato A4 sem ajuste de escala pode ser encontrado aqui.

A impressão deve ser feita em uma impressora laser na face mais brilhante do papel, a qualidade da impressão deve estar ajustada para o valor máximo:

:



A placa deve estar limpa para evitar problemas na transferência, pode-se usar palha de aço mas, tomando cuidado para não deixar riscos profundos (sulcos) na superfície cobreada:

Após a limpeza da placa deve-se recortar e posicionar a impressão contra a superfície cobreada:

O ferro de passar roupas ajustado na temperatura máxima é colocado diretamente sobre a placa com cuidado para não tirar a impressão fora da posição ajustada anteriormente. Nesse momento deve ser feita uma pressão considerável sobre a placa durante 5 a 6 minutos (dependendo do tamanho da impressão):

Após 5 minutos de pressão e temperatura máxima:

Antes de remover o papel é necessário mergulhar a placa em um recipiente com água e detergente. Após 35 a 45 minutos (dependendo do tamanho da impressão) toda superfície do papel absorveu a água e está pronto para ser removido:

Cuidadosamente deve-se fazer "rolinhos" com os dedos sobre o papel para evitar falhas. Sempre que precisar mergulhar o papel na água novamente:




Quando a placa secar precebe-se que o papel não foi completamente removido, esse papel atrapalha na hora da corrosão:

Utilizando algum objeto de ponta é possível remover todo o excesso:

Trilhas e ilhas sem falhas então o próximo passo é corroer:

Nesse caso foi utilizada uma solução morna de percloreto de ferro para corroer. Muito cuidado com esta solução, evite contato com a pele, olhos, roupas e qualquer outra coisa que não seja o seu recipiente. Após 3 minutos agitando a placa dentro do recipiente:



Para remover o tonner que da placa pode ser utilizada palha de aço com auxilio de thinner:

Furação:

Furação concluída:




Ta ai galera, bem facil, rapido e com qualidade bem boa. Pra quem e iniciante essa e a melhor tecnica (naum se acustume com a primitiva tecnica da canetinha de retroprojetor que e a coisa mais favelada que tem, embora fique bom alguns desenhos como esse meu ai em baixo, embora seja melhor naum arriscar)



E isso galera, um otimo resultado depende da pratica. Ate a proxima postagem (que vai demorar vou viajar pro RJ). Falou galera.

2 comentários: